DEZEMBRO/2024 - 57a. edição


 

Especial ...

Homenagem ao Padim Ciço

(83 anos de sua morte - dia 20/7)

            Cícero Romão Batista, ou Padre Cícero, ou Padim Ciço, religioso brasileiro, nascido em 24 de março de 1844, no Crato, Ceará, completa neste 20 de julho 83 anos de sua morte. Filho de Joaquim Romão Batista e de Joaquina Ferreira Gastão, com ascendência portuguesa.

           Foi ordenado padre em 30 de novembro de 1870, quando retornou ao Crato e ensinou latim no Colégio Padre Ibiapina, esperando assumir uma paróquia.

            Em Juazeiro, rezou sua primeira missa do galo, em 1871. A localidade era um povoado pertencente ao município de Crato. Em 11 de abril de 1872, assumiu definitivamente o sacerdócio em Juazeiro.

            Daí para uma vida repleta de religiosidade, de amor aos pobres, de abnegação, de temor a Deus, de defesa intransigente dos mais humildes, assumiu posições políticas importantes, que desagradaram os poderosos do Ceará.

            Siuspenso da ordem, com proibição de rezar missa e outros atos religiosos pela  Igreja Católica (através do bispo Dom Joaquim), foi até Roma, para pedir ao Papa Leão XIII e membros da Congregação do Santo Ofício, seu retor às atividades religiosas. Não teve aceita suas ponderações.

            Foi perdoado em 13 de dezembro de 2015, pela Igreja Católica.

 

Alguns momentos do Padre Cícero Romão Batista:

(As imagens estão no Museu do Horto, em Juazeiro, Ceará)

Padre Cícero, Beata Mocinha (à esquerda), Irmã Terezinha, médico Floro Bartolomeu (à frente) e coronel Aureliano, numa reunião religiosa.

Orando

 

Padre Cícero e Beata Mocinha 

 

O descanso

Padre Cícero e o jornalista José Marroco